Como Fazer Vendas Online - Guia Completo

Vendas online são operações comerciais feitas pela internet, isto é, produtos e serviços vendidos e distribuídos sem nenhum contato físico entre o vendedor e o cliente final.


Nesse tipo de modalidade, o consumidor acessa a loja virtual de uma empresa por meio de um navegador ou por um aplicativo.


Aprender a vender pela internet se tornou uma necessidade para negócios que buscam expansão. A indústria brasileira de comércio eletrônico se fortalece ano após ano, e essa tendência também é observada na América Latina e no mundo.


Expor sua marca online não apenas proporciona maior reconhecimento entre seus potenciais clientes, mas também:

  • Seu negócio fica aberto 24 horas — isso significa que você pode vender produtos online todos os dias do ano;
  • Você pode segmentar seu público-alvo em diferentes cidades e estados, já que não há limites geográficos que impeçam suas vendas;
  • Comparado a um local físico ou showroom, os custos fixos de vender pela internet são menores, uma vez que a atividade não exige espaço para expor as mercadorias.

O que são vendas online?

Vendas online são operações comerciais feitas pela internet, isto é, produtos e serviços vendidos e distribuídos sem nenhum contato físico entre o vendedor e o cliente final.


Nesse tipo de modalidade, o consumidor acessa a loja virtual de uma empresa por meio de um navegador ou por um aplicativo. Feito isso, ele escolhe o produto que deseja comprar, faz o pagamento online e recebe a mercadoria em casa.


Se você se interessou pelas vendas online e não sabe por onde começar, não precisa se preocupar. Preparamos 10 dicas com os passos iniciais para que saiba como vender pela internet. Confira como vender online a seguir:

Como vender pela internet?

1. Defina o que vender pela internet

Antes de saber como vender online, você precisa definir o que vender pela internet.


Aqui, é importante ser específico. Portanto, em vez de decidir apenas que vai vender roupas online, por exemplo, planeje qual será o estilo das peças e o nicho de mercado do seu negócio. Quanto mais específico, melhor.


Isso porque, para garantir que você encontrará espaço em um mercado com tantas opções, é necessário saber que problema ou necessidade do público suas mercadorias vão resolver. Desse modo, fica mais simples escolher com assertividade.


Além disso, uma boa ideia é escolher segmentos pelos quais você tenha interesse. Dessa maneira, vai ser mais fácil saber onde encontrar fornecedores e identificar as melhores opções para sua marca.

2. Escolha seu público

Além de descobrir o que vender pela internet, é fundamental definir quem será o público-alvo do seu e-commerce na fase inicial do planejamento. Assim, você será capaz de criar uma estratégia muito mais efetiva ao fazer as escolhas ao longo do processo que melhor atendam às necessidades dos seus potenciais consumidores.


Por exemplo, se você já decidiu que seu público será de mulheres entre 50 e 65 anos de idade, será que faz sentido vender pelo Instagram e utilizá-lo como um canal de atendimento?


Com essa informação em mãos, você será capaz de fazer uma pesquisa para entender quais são as melhores opções para seu negócio — em relação a canais de vendas, meios de pagamento, estratégias de anúncios e muito mais.

3. Determine seus canais de vendas

O próximo passo é escolher seus canais de vendas — ou seja, por onde você vai vender seus artigos na internet. O universo do e-commerce permite que as vendas sejam feitas por lojas virtuais, marketplaces e, até mesmo, pelas redes sociais.


Você pode escolher quantos quiser e combiná-los entre si, mas lembre-se de identificar quais são os mais relevantes para seu público e também para a sua operação. Mais adiante, ainda neste guia de como vender pela internet, você conhece os prós e contras de cada um.

4. Escolha o nome da sua marca

Agora que você já tem um esboço de como será seu negócio, já pode escolher o nome da sua loja. Tenha em mente que ele precisa ser marcante e de fácil pronúncia/grafia.


Para começar, faça uma lista com nomes relacionados ao nicho que você escolheu, mas também a referências da sua própria vida (como nomes de pets ou assuntos do seu interesse).


A partir dessas ideias, você pode selecionar os que mais te agradam e conferir se eles estão disponíveis para registro. Para tanto, acesse os sites do Registro.br e do Internic e faça essa checagem. Ela será importante para criar um site com o nome da sua loja no endereço (domínio).


Em seguida, verifique se o nome escolhido está disponível para registro de marca no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Desse modo, você evita problemas legais logo no início.

5. Analise a concorrência

Outro passo fundamental para começar a vender na internet é identificar quem são os seus concorrentes e o que eles estão fazendo. O que vendem pela internet? Quais são seus canais de vendas? Que preços eles oferecem? Eles se posicionam por meio da qualidade premium ou de boas ofertas? Conhecer todos esses aspectos será importante para cumprir com os requisitos do guia de como vender online.

6. Precifique seus produtos para começar as suas vendas online

Quando você decide o que vai vender pela internet, certamente tem por objetivo ganhar dinheiro. Para tanto, definir corretamente os preços dos produtos é fundamental.


Muitos empreendedores acabam se guiando apenas pelo o que os concorrentes estão fazendo e esquecem-se de considerar os custos de suas próprias operações. Portanto, avalie todos os gastos que você tem e a margem de lucro que gostaria de ter ao fazer a precificação de produtos.

7. Escolha os meios de pagamento

Os meios de pagamentos online são fundamentais para qualquer tipo de vendas pela internet. Afinal, é por meio deles que o dinheiro vai entrar.


Por esse motivo, é fundamental escolher aqueles que ofereçam as melhores opções para seu público, mas também para você. Então, analise as formas de pagamento preferidas dos seus clientes e as taxas oferecidas por cada opção. Ainda neste artigo, você vai conhecer as principais do mercado para e-commerces.

8. Organize a parte logística

Quando pensamos na estratégia para começar com as vendas online, parte essencial do negócio é fazer com que os produtos cheguem ao consumidor sem avarias, o mais rápido possível e pelo menor custo. Por esse motivo, a parte logística do seu negócio precisa estar em ordem.


Nesta etapa, você deve levar em consideração:

  • A organização do seu estoque para agilizar a separação dos pedidos;
  • Quais meios de envio trarão o melhor custo-benefício para você e seus clientes — ainda neste conteúdo você conhecerá algumas opções;
  • Uma política de troca e devolução, além de um processo de logística reversa para quando algum consumidor precisar retornar uma compra.

Ao já ter tudo isso planejado, você garante mais eficiência e, portanto, maior satisfação por parte da clientela.

9. Determine os canais de divulgação dos produtos

Até aqui, a sua estratégia para vender pela internet está sendo estruturada de forma organizada. Todavia, para que as pessoas comecem a comprar, é necessário divulgar sua marca e seus produtos.


A internet oferece inúmeras opções para que você desenvolva a sua estratégia de marketing digital e é importante escolher aquelas em que o seu público está. Mas uma coisa é certa: para atrair visitantes, você precisará trabalhar com estratégias orgânicas (seja no seu site ou nas redes sociais) e de anúncios pagos.

10. Dedique-se ao atendimento ao cliente

Por fim, o último aspecto imprescindível sobre como vender online é o atendimento ao cliente. Isso porque, como o consumidor não pode ver os produtos pessoalmente, nem conversar ao vivo com um vendedor, sua empresa precisa estar preparada para auxiliá-lo em caso de necessidade.


Então, não espere um cliente ter uma dúvida ou problema para definir como será o seu suporte. Já defina horários e canais de atendimento desde o primeiro dia do seu negócio.

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