Como vender pela internet para iniciante: passo a passo simples

Como começar a vender pela internet? Se você quer expandir seu negócio ou simplesmente iniciar um novo empreendimento, provavelmente já se perguntou isso. É natural. A crescente democratização dos meios digitais permite que o público acesse experiências de compra rápidas e eficientes, fazendo da internet o canal ideal para alavancar suas vendas.


Essa digitalização da jornada de compra, é claro, também gera um ambiente mais competitivo. Com mais e mais empresas buscando conquistar consumidores pela web, é preciso adotar uma estratégia sólida e inteligente para alcançar resultados realmente vantajosos. Mas, afinal, por onde começar?


É o que buscaremos responder neste texto. Além de falar sobre os canais mais relevantes entre as diversas alternativas encontradas na internet, vamos resumir o que é necessário para alcançar o sucesso nesse setor e listar os melhores produtos para incluir em seu catálogo. Ao fim, passaremos 12 dicas práticas para lhe auxiliar nessa jornada.

Qual a melhor forma de vender online?

Quando falamos em estratégias de vendas, não há fórmula pronta. Tudo depende das características do seu negócio, das soluções que você oferece ao público e das próprias singularidades da audiência. Uma abordagem direcionada a um público mais jovem, por exemplo, é diferente de uma com foco em pessoas aposentadas.


Na internet, não é diferente. Para encontrar os melhores caminhos e otimizar sua taxa de sucesso, será preciso definir alguns fatores com antecedência. O planejamento antecipado permite que você estabeleça técnicas e práticas mais eficientes, poupando esforços desnecessários e aumentando o seu ROI.


A boa notícia é que o mundo digital é incrivelmente flexível, e, seja qual for seu público, será possível encontrá-lo e passar sua mensagem de modo claro e sem ruídos. Ao longo do texto, falaremos mais sobre o estudo de mercado necessário para definir esses detalhes. Antes disso, vamos nos debruçar sobre os principais canais de venda na internet. Confira!

Principais canais de venda pela internet

O canal mais tradicional para vendas na internet é o e-commerce. O termo se refere simplesmente a uma loja virtual, que pode ficar hospedada em um site próprio ou funcionar como uma das páginas de seu website. Essa característica favorece o uso de técnicas de SEO, que têm como objetivo rankear a página entre os principais resultados dos buscadores.


Contar com um e-commerce bem estruturado permite, portanto, que você alcance uma grande variedade de consumidores. Seja a partir de estratégias orgânicas, seja a partir dos anúncios pagos, é possível se conectar com consumidores de todas as idades e regiões geográficas.


Existem diferentes métodos para a criação de uma dessas lojas. Você pode contratar uma empresa específica para isso ou utilizar, por conta própria, um dos desenvolvedores de website encontrados na internet. O WordPress e o Wix são, sem dúvida, as opções mais comuns e fáceis de utilizar.


Outro canal relevante nas vendas online é o marketplace. Muitas vezes confundida com o e-commerce, essa alternativa funciona como um verdadeiro shopping virtual. Em um mesmo espaço, consumidores e lojas interagem entre si e realizam transações seguras. Exemplos famosos são o Mercado Livre, a Amazon e o Shopify.


A grande vantagem de utilizar um marketplace é que toda a estrutura necessária para realizar vendas seguras pela internet já vem pronta. Tudo o que você precisa fazer é garantir seu espaço, configurar sua conta e criar uma estratégia para levar o público até os seus produtos. Ao contrário do e-commerce, não é preciso criar um site específico para isso.


Outra opção, um pouco menos requintada mas muito acessível e eficiente, é o uso de redes sociais. Grupos no Facebook, por exemplo, funcionam como canais diretos de comunicação com o público, que pode visualizar os produtos e realizar a compra usando os recursos da própria rede. Antes de optar por algo assim, porém, é importante verificar se o seu público-alvo está presente na plataforma.


O Instagram, que foi comprado por Mark Zuckerberg em 2012, apresenta cada vez mais funcionalidades direcionadas a atividades comerciais. Vendedores podem, por exemplo, criar contas profissionais com links diretos para páginas de produtos e funções de análise de dados que ajudam na otimização da estratégia.


Aliás, mais recentemente, o Instagram lançou a função Shopping. Com ela, as marcas podem criar suas próprias lojas dentro da rede social, dependendo dos critérios estabelecidos por ela. Assim, usuários podem navegar por produtos e realizar suas compras sem sequer precisar deixar o aplicativo.

O que é necessário para trabalhar com vendas online?

A facilidade proporcionada pela internet na venda de produtos e serviços é inegável. O processo para abrir uma loja virtual ou colocar suas soluções em um marketplace é imensamente mais simples do que trabalhar com vendas físicas. Contudo, é sempre importante ressaltar o valor de um bom planejamento.

Estudo do mercado

Não basta escolher um canal e começar a ofertar mercadorias por lá. É fundamental que essa e outras decisões sejam baseadas em estudos profundos sobre o público-alvo, o mercado e sobre a sua própria situação: quanto você pode investir mensalmente para manter um negócio sustentável? Entender isso é o primeiro passo.

Definição de Orçamento

Por isso, defina um orçamento realista e suficientemente flexível para lidar com as inconstâncias do negócio. É preciso considerar que nem sempre o faturamento será tão alto quanto você gostaria e, por isso, contar com uma reserva é fundamental. Nesse processo, busque compreender todos os gastos envolvidos no empreendimento.

Marketing

Independentemente do canal que você escolher para atuar, será preciso contar com algum conhecimento não apenas em vendas, mas também em marketing.


Isso porque, como já mencionamos, o alto nível de competitividade no setor exige que uma loja virtual se esforce para se destacar das demais. Ainda falaremos sobre as estratégias de marketing que você pode seguir.

Aprimoramento das habilidades

Outro ponto tem a ver com as suas próprias habilidades profissionais. Naturalmente, não é preciso ser um vendedor ou empresário experiente para atuar nesse ramo, mas é importante contar com certo conhecimento em processos de venda digital. Cursos de capacitação e treinamentos são boas opções para quem está iniciando nesse setor.

Acompanhamento do movimento do mercado

Agora, o que realmente diferencia as vendas online do comércio tradicional é a velocidade e dinamismo do meio digital. Tendências e padrões de comportamento do consumidor mudam constantemente e, por isso, é absolutamente necessário acompanhar o movimento do mercado e se preparar para responder às novas demandas que surgirem do público.


Algumas nunca mudam. Por exemplo, ao acessar um e-commerce ou marketplace, seu consumidor vai exigir experiências rápidas e seguras. Por isso, um dos pontos mais importantes para trabalhar com vendas online é garantir uma infraestrutura capaz de dar à audiência exatamente o que ela espera.

Controle de inventário

Além de websites responsivos e processos de compra seguros, será preciso garantir, também, certa agilidade na entrega. Nesse ponto, um bom controle de inventário se faz primordial.

Escolha do produto

Por fim, mas não menos importante, você deve tomar uma decisão fundamental: que tipo de produto seu comércio digital irá vender?


Se você já vende offline e está apenas migrando para a internet, a resposta está na ponta da língua. Porém, se está iniciando suas atividades, é preciso parar e refletir sobre os melhores produtos para comercializar. É disso que tratamos no próximo tópico.

Conhecimento de setor

Querer explorar um mercado só porque ele tem dado grandes resultados pode não ser a melhor ideia para um empreendedor. Claro, esses segmentos enchem os olhos, especialmente por causa do grande volume de vendas que possibilitam. Mas quanto a você, será que tem o que é preciso para construir um negócio de sucesso.


Um dos grandes riscos de vender na internet é que você pode trabalhar com tudo. Não entenda mal, mas isso pode realmente ser perigoso se você escolher um mercado em que não domina. Muitos empreendedores cometem esse erro, já que visam somente o dinheiro. No fim, acabam desperdiçando dinheiro e se tornam só mais um entre muitos.

Experiência com vendas

Vender online, naturalmente, exige experiência com vendas. Estamos falando de um ambiente diferente do tradicional, o offline. Ainda assim, ter expertise com o processo ajudará a aplicar tudo isso no ambiente virtual. Se você já trabalhou com vendas antes, certamente conseguirá desenvolver um bom trabalho depois de se adaptar.


Agora, se vender nunca foi o seu setor, talvez seja necessário um tempo a mais para aprender todo o processo de gestão e operação. Esse trabalho comercial requer muito dinamismo, capacidade de negociações e comunicação apurada. Desenvolver isso não é difícil, mas é uma exigência importante para chegar aos melhores resultados.

Infraestrutura

Uma infraestrutura básica é um dos requisitos fundamentais para que quer saber como vender pela internet. Isso pode requerer alguns investimentos, mas é bem possível que você já tenha alguns dos itens necessários. Um dos que já devem fazer parte da sua rotina são:

  • mesa e cadeira de escritório;
  • um bom computador;
  • impressora;
  • conexão à internet de qualidade.

Além disso, você precisará contratar serviços de internet fundamentais, como e-mail, site, ferramentas de marketing, entre outros. Isso somado a materiais de envio, como caixas e fitas adesivas, devem compor sua infraestrutura inicial do negócio. Sem esses itens, possivelmente sua apresentação e posicionamento não serão profissionais.

Investimentos

Toda essa infraestrutura que citamos vai exigir que você invista dinheiro no seu negócio. Pode ser que os custos estejam acima do que você espera, então é importante realizar um planejamento sólido, rigoroso e preciso. Para isso, busque preços sobre os principais serviços e itens que você deve garantir para manter seu site funcionando e fazê-lo ir ao ar.


Nesse primeiro momento, você conseguirá saber o quanto realmente deverá investir. Se o dinheiro for o problema, o melhor a se fazer é buscar um empréstimo. No entanto, tenha a certeza de que você quer realmente se dedicar ao e-commerce. Afinal, se você desistir no meio do caminho, a única coisa que sobrará é a dívida do crédito solicitado.

Disposição

Se a razão da sua busca de como vender pela internet é querer trabalhar menos, talvez você esteja enganado. É claro que há algumas vantagens de trabalhar online, como poder montar seu escritório em casa. Entretanto, isso não significa que você não precisará se dedicar e, muitas vezes, dar o sangue para que tudo funcione bem.


Por isso, saiba que disposição é um recurso essencial e indispensável para fazer seu negócio andar. Você terá que correr atrás de fornecedores, fazer uma série de ligações e até mesmo, no início, precisará ir até os Correios para despachar seus pedidos. Portanto, tenha isso em mente antes de começar achando que será tranquilo e fácil.

Perseverança

Tem muito “guru” por aí falando só coisas boas sobre o e-commerce, mas não é assim. Quem espera um mar de rosas pode se decepcionar. Afinal, o comércio virtual é como qualquer outro negócio, ou seja, também tem as fases ruins e as dificuldades. Passar por esses momentos da melhor forma é uma escolha que você precisará fazer.


A perseverança é uma exigência fundamental para aqueles que desejam chegar em grandes resultados. Eles podem demorar a vir, você vai lidar com grandes concorrentes e às vezes não será capaz de agradar seu cliente. Mas se você sabe que escolheu o negócio certo e quer se dedicar, persevere e não desista no primeiro percalço que surgir.

Paciência

Não há uma regra para definir em quanto tempo sua loja, ou marketplace, começará a dar lucros. Pode ser que seja em 3 meses, ou até mesmo em 1 ano. A verdade é quem na maioria dos casos, é preciso ter paciência para os resultados chegarem. É que a internet é um ambiente cada vez mais competitivo e leva tempo para você brigar por espaço.


As estratégias de marketing, por exemplo, não chegam ao máximo do potencial de um dia para o outro. Você precisará monitorar o andamento delas e garantir que esteja no caminho certo. Ainda assim, pode levar tempo para que tragam os números que você espera. Ter paciência é a chave! Se você sabe que está fazendo o certo, aguarde os resultados.

Quais são as vantagens de vender pela internet?

Talvez você saiba algumas das vantagens, mas acredite: são muitas. Ter um negócio virtual se tornou um objetivo em comum para milhares de empreendedores, e isso não é à toa. A busca por maior liberdade e autonomia, sem ter que trabalhar para ninguém, talvez seja o principal atrativo. Mas não para por aí! Listamos algumas das principais vantagens em vender pela internet. Confira!

Número de acessos e visibilidade

Muitas pessoas podem passar em frente de uma loja física, especialmente se o local estiver em uma área de grande movimento, ou central. Isso é vantajoso para quem tem comércios de rua, mas ainda assim implica em limitações. Afinal, pessoas de outros estados, ou até mesmo países, dificilmente visitarão o seu negócio. Agora, pense no ambiente online. Qual é o impeditivo para que uma pessoa que está em qualquer parte do mundo acesse seu site? Absolutamente nenhum! Qualquer um pode entrar na página, escolher produtos e fechar compras. Além desse acesso facilitado, há também a visibilidade, algo que depende diretamente das suas estratégias de marketing.

Facilidade nos processos

Processos mais simples também são um diferencial altamente atrativo para gerenciar um negócio, já que há muitas exigências envolvidas nisso. Online, não há necessidade de estruturar uma rotina de cuidados com um grande local físico, por exemplo. Isso já reduz a necessidade de tarefas, além de também diminuir custos com limpeza e funcionários. Os processos também passam a ser mais únicos e diretos. Basicamente, a rotina consiste em gerenciar as vendas, despachar os pedidos, monitorar resultados e disparar e-mails e ações de marketing. Pode parecer muita coisa, mas você consegue simplificar esses processos com a ajuda de uma ferramenta de automação e algumas horas de dedicação.

Confiança do público

O momento atual traz o cenário perfeito para o e-commerce: as pessoas estão cada vez mais seguras em comprar pela internet. Graças aos órgãos reguladores, que têm exigido comprometimento e registros legais às lojas, dificilmente há golpistas atuando livremente na web. Além disso, a lei do e-commerce protege o consumidor de qualquer problema. Esse ambiente favorável, naturalmente, estimula as pessoas a confiarem nas lojas online que encontram e, naturalmente, comprarem tudo que precisam. Os empreendedores, por sua vez, podem aproveitar todo esse fluxo e construir relações positivas com suas respectivas audiências. Assim, mais vendas são geradas e o faturamento é potencializado.

Audiência qualificada

Saber como vender na internet passa também por alcançar e atrair as pessoas certas para o seu negócio. Quando você implementa uma estratégia de marketing de conteúdo, por exemplo, a intenção é atrair somente quem realmente interessa. Essas pessoas que têm interesse no que você vende formam o que chamamos de tráfego qualificado. Em uma escala mais ampla, a audiência qualificada significa todo o seu público-alvo com amplo interesse pelo que você tem a oferecer. A parte boa disso é que não estamos falando só de produto, mas sim de todo o relacionamento. Logo, você terá sucesso nas suas estratégias de marketing, claro, se souber como se comunicar com essas pessoas.

Marketing direcionado e informado

Para estabelecer um bom relacionamento com sua audiência, o marketing é fundamental. Portanto, não adianta investir em grandes campanhas se você não souber como direcioná-las para as pessoas certas. É muito importante que toda ação realizada pela sua empresa esteja devidamente segmentada ao seu público-alvo. Um fator de grande ajuda nesse sentido é a definição de uma persona. Esse termo se refere a um perfil de consumidor fictício criado para elencar as características principais de quem compra no seu negócio. A partir dessa base, fica mais fácil criar conceitos de campanha, definir um tom de voz e escolher segmentações em campanhas no Facebook ou no Google Ads.

Fidelização de clientes

Você também consegue fidelizar seus clientes com mais facilidade vendendo pela internet. Para entender isso, você precisa primeiro saber que quem compra pela web está em busca de comodidade. Não importa o que você venda, se a experiência é satisfatória ao consumidor, são grandes as chances de que ele se torne um comprador recorrente. Imagine que você tem um petshop online e, entre seus produtos, você vende tapetes higiênicos para os bichinhos. Esse é um item necessário que e que precisa ser comprado com recorrência. Por isso, se sua loja virtual entrega rápido, atende bem e tem bom preço, certamente você fideliza os consumidores, ou seja, elas vão comprar com você sempre que precisarem de mais tapetes.

Concorrência indireta

A concorrência indireta engloba empresas que oferecem produtos e serviços diferentes aos que você oferece pela web. Ainda assim, essas pessoas alcançam o mesmo público que você. Na prática, essa é uma situação vantajosa, já que tudo depende de como você vai trabalhar a sua divulgação. Sem concorrentes diretos, captar atenção é mais fácil. Esse trabalho, no entanto, dependerá bastante de estratégias de marketing eficazes. A intenção com isso é agregar mais valor à sua marca, tornando-a uma referência no setor. Por isso, seu público-alvo saberá em pouco tempo que pode contar com a sua empresa. Além disso, é no seu negócio online que o público encontrará os produtos que desejam.

Autonomia

Quem trabalha no mundo corporativo precisa cumprir metas, se adequar às estratégias e culturas das empresas e, em alguns momentos, ter que lidar com chefes difíceis. Tudo isso é parte natural do dia a dia do trabalhador, mas pode ser que um basta resolva. A verdade é que todo mundo, ao menos uma vez, já desejou ser seu próprio chefe. Se esse é seu sonho, o e-commerce pode ajudar a realizar. Ser dono de uma loja virtual é a autonomia que você sempre buscou, em um negócio que é somente seu. Você pode fazer da maneira que quiser, trabalhar com os produtos favoritos e explorar o mercado que você mais gosta. Assim, você toma suas decisões sem precisar prestar contas a ninguém!

Horários flexíveis

Trabalhar em um emprego normal, em horário comercial, pode limitar nossas vidas, atrapalhar nossos relacionamentos e nos tornar infelizes. Estar preso a uma faixa de horário não é algo comum quando você vende pela internet. A verdade é que você trabalha a hora, o dia e de onde quiser, afinal, você é o dono da empresa! Muitas pessoas resolvem investir nesse mercado para ter uma vida com horários mais flexíveis. Se você quiser trabalhar só durante a noite, pode. Acordar cedo? Só se você preferir assim. Desde que você consiga atender seus consumidores, despachar as compras e cuidar das estratégias, o horário não fará nenhuma diferença.

Inovação

Inovar tem sido uma escolha recorrente das empresas que desejam se manter no topo. Afinal, como se destacar entregando mais do mesmo? Se engana quem pensa que esse diferencial precisa vir somente por meio de produtos de alta tecnologia ou complexidade. A inovação vai desde o que se produz até a forma como se faz negócio. Por isso, sua empresa deve pensar em inovação como uma forma de pensar fora da caixa. Se seu atendimento é feito de modo único, sem dúvidas sua empresa está inovando. O mesmo pode se estender ao seu método de envio, sua embalagem de produto e uma série de outras questões. Por isso, pense sempre em como pode inovar!

Relacionamento com o consumidor

Os consumidores precisam se sentir seguros e valorizados na relação com marcas. Sabendo disso, as empresas têm trabalhado em contatos mais próximos e com foco no entendimento das necessidades do seu público. O entendimento é que esse é o melhor caminho para gerar engajamento e fidelizar, potencializando as vendas. Por isso, você precisa redobrar os esforços no que diz respeito ao atendimento e a manutenção de uma relação com o consumidor. Um do pilares para isso é o pós-venda, mas também há outras questões fundamentais que compõem um bom relacionamento, como:

  • atendimento ao cliente com qualidade;
  • manutenção de uma estratégia de e-mail marketing;
  • ofertas adequadas às preferências da sua persona;
  • personalização em todos os pontos da relação com o público.

Pagamento

Parte de uma experiência completa no e-commerce é a entrega de possibilidades que geram mais conveniência ao consumidor. Quando ele compra de uma loja online, a expectativa é que seja tudo fácil, tranquilo e agradável. Entre os fatores que contribuem para isso, sem dúvidas o pagamento é um dos principais. Em resumo, o consumidor quer pagar da maneira que for mais fácil para ele, ou seja, a que ele preferir. Por isso, é fundamental a um e-commerce disponibilizar uma ampla oferta que deve incluir:

  • boleto bancário;
  • cartão de crédito
  • transferência bancária;
  • PIX;
  • pagamento digital (PicPay, Mercado Pago, PayPal, entre outros).

Envio

Assim como as formas de pagamento, o envio é também outro pilar importante da satisfação do consumidor com a empresa. Por isso, empresas que conseguem oferecer vastas opções de envio certamente vão se destacar. Quer ver um bom exemplo? Imagine que você e seu concorrente vendem um produto pelo mesmo preço, mas o frete dessa outra empresa é mais barato e mais rápido. Ainda que seu cliente seja fidelizado, há riscos de perder essa venda. Agora, se o consumidor nunca comprou com você, tenha a certeza de que ele comprará com o concorrente. O envio precisa considerar tempo de entrega e custo. É importante ter um equilíbrio entre esses dois fatores. Por isso, não se limite apenas aos Correios! Busque parcerias comerciais para trabalhar com transportadoras que oferecem melhores condições. O frete é um dos principais fatores que impactam o checkout e, quando as condições não são ideais, o abandono do carrinho é um risco grande!

Quais são as exigências legais para vender pela internet?

Agora é hora de tratar de um tema importante e decisivo para o sucesso a longo prazo do seu negócio: a legislação. Poucas pessoas que começam um negócio online dão valor às obrigações que um empreendedor precisa ter na hora que começa uma empresa na internet. Acredite, são várias as questões que devem ser consideradas nesse momento. Um e-commerce é uma empresa como qualquer outra, então, precisa prestar contas à Receita Federal. Além disso, é necessário também se posicionar, formalmente, como uma companhia. Isso garante que você possa atuar de maneira legal, o que é mais seguro para você e até mesmo para o seu consumidor. A seguir, entenda mais quais são as exigências legais principais.

CNPJ

O CNPJ é o seu registro de empresa, ou seja, o cadastro de pessoa jurídica. Certamente você tem um CPF, o que é a mesma coisa, mas só que para pessoas físicas. Agora, quando você se torna um empreendedor, é fundamental garantir que seu novo negócio tenha um registro formalizado. Esse é o passo para que a empresa “exista” a nível jurídico. Alguns consumidores mais detalhistas podem procurar esse tipo de informação quando forem ao seu site realizar uma compra. Portanto, se você não tem um CNPJ formalizado, não consegue transmitir o profissionalismo exigido. Além disso, você pode sofrer sanções legais caso se posicione como um comércio online, mas sem ter o devido CNPJ.

NFe

Assim como um negócio físico, o e-commerce também precisa emitir notas fiscais a cada compra que realiza. Isso é fundamental do ponto de vista fiscal, assim como também a parte dos processos de transparência essenciais que se deve ter com o consumidor. A diferença, no entanto, é o modelo, que deve ser a NFe, em vez do tipo tradicional. A NFe é a Nota Fiscal Eletrônica, ou seja, a versão para as lojas virtuais. A cada venda realizada, o sistema comercial que você utiliza deverá emitir, automaticamente, uma NFe. Nela é necessário constar todas as informações que esse documento traz. Além disso, você precisa enviar essa NFe, geralmente por e-mail, logo após faturar esse pedido.

ICMS

Entre os tributos, o ICMS é um dos mais importantes que há no e-commerce. Ele é o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços, ou seja, precisa ser aplicado a qualquer venda de comércio. A taxa é repassada no valor que você vende ao consumidor, por isso, sua precificação deve sempre considerar a incidência do ICMS nas suas vendas. Uma importante informação à qual você deve se atentar é a tarefa do ICMS. Afinal, não há um valor fixo, uma vez que ele varia de acordo com o estado em que o negócio está, ou seja, onde a emissão acontece. Inclusive, as informações sobre valores de ICMS precisam estar detalhadas junto a outros dados relatados na NFe que você emite.

MEI

O Microempreendedor Individual, ou MEI, é um regime tributário que favorece pessoas que faturam até R$ 81 mil anuais. Por isso, se seu negócio se mantém dentro dessa faixa, o MEI pode ser um modelo altamente vantajoso. Ele permite que você tenha até um funcionário e, quanto às taxas, você paga somente algo em torno de R$ 52,00 mensais. Esse regime é um incentivo para pessoas que querem empreender, mas não têm capacidade, ou desejo, de terem grandes empresas. Por isso, os R $52,00 pagos mensalmente são um recolhimento simples e que inclui o ICMS e a contribuição para o INSS. Ou seja, você só precisa se preocupar com esse valor e mais nenhum outro.

Qual a melhor forma de vender pela internet?

Se engana quem pensa que só se vende pela internet utilizando uma loja virtual. Talvez ela seja o modelo mais tradicional e completo, mas não o único. No cenário atual, há espaço para todas as estratégias, dimensões de investimentos e desejos de empreender. Isso torna o e-commerce um segmento mais democrático e até mesmo inclusivo. Há modelos clássicos e mais famosos que podemos considerar as melhores opções de vender pela internet, seja de maneira mais complexa, seja de modo dinâmico. Mostraremos a seguir as principais formas e como cada uma delas funciona no e-commerce. Veja!

Montar uma loja virtual

A loja virtual é o modelo mais completo para quem deseja começar no mundo das vendas online. Nela, você terá uma estrutura ampla e complexa, o que também vai gerar mais trabalho para gerenciar e operar. Em contrapartida, você agrega muito mais valor à sua marca. Afinal, sua empresa tem uma loja virtual própria onde vende os produtos. Em uma loja virtual você precisará se preocupar com impulsionamento de links, gestão de estoque, despacho de produtos e relacionamento com o público. Talvez seja difícil fazer tudo isso sozinho, então você deve precisar de um funcionário para ajudar. A loja virtual pode vender tantos produtos próprios, da sua marca, ou de um ou mais fornecedores.

Vender pelas redes sociais

As redes sociais são plataformas já muito conhecidas pela capacidade de alcance e de atração de pessoas. Portanto, quem está vendendo na internet atualmente precisa também ter um perfil nas redes sociais. É que, além de ajudar a promover sua empresa, essas plataformas também permitem que você venda seus produtos. No Facebook, por exemplo, você pode promover anúncios do seu produto com botões de CTA como “Compre agora”. Assim, ao clicar, o usuário é diretamente direcionado para seu site, já com aquele item no carrinho. Além disso, há também o Instagram Shopping, que permite que usuários façam compras diretamente na rede social.

Distribuir produtos no marketplace

Você nem mesmo precisa ter um site para vender seus produtos na internet. Isso é possível graças aos marketplaces, modelos que funcionam quase como um shopping. O papel desses comerciantes virtuais é anunciar produtos dos mais variados fornecedores. Eles fazem todo processo de venda, mas na verdade, comercializam produtos de outras marcas. Ao optar por anunciar em um marketplace, seu trabalho consistirá somente em enviar os produtos para o público, o que reduz totalmente a necessidade operacional. Entretanto, você pode também optar por ser um marketplace. Essa é uma escolha vantajosa, já que você simplesmente corta todas as etapas logísticas do trabalho. Ao gerir um marketplace, você só precisa se preocupar em captar bons fornecedores e fechar parcerias. Depois disso, precisa operar o site e garantir que os fornecedores estão cumprindo com suas obrigações junto aos consumidores.

Investir em um programa de afiliado

Você conhece o programa de afiliados? Essa é uma importante estratégia que, assim como o marketplace, pode ser usada por dois lados distintos. Por exemplo, você pode aderir a esse programa mesmo já tendo uma loja online. Assim, você consegue divulgar seus produtos por meio de outras pessoas, apenas com o custo de uma comissão a cada venda que elas realizam. Você pode também ser um afiliado, neste caso, vendendo produtos de diversas empresas por meio dos seus links. Seu trabalho consistirá em divulgar esses links em grupos de redes sociais e outros locais de alta visibilidade. Assim, suas chances de vender mais são altas e, consequentemente, você consegue faturar mais por meio das comissões.

Vender pelo Google Shopping

O Google Shopping não é exatamente uma plataforma de vendas em que o consumidor realiza a compra nela. Na verdade, se trata de uma ferramenta de anúncios e potencialização da visibilidade de produtos da web. Se você tem uma loja virtual, o Google Shopping serve para fazer seu item ficar em destaque junto a outros iguais. A grande vantagem é, além da visibilidade, mostrar seu preço. Assim, o consumidor pode comparar com o de outros concorrentes. Para anunciar no Google Shopping você deve criar a campanha dentro do Ads, não muito diferentemente dos outros tipos de anúncio. Ao escolher as palavras-chaves certas seu produto pode figurar com destaque no Google Shopping.

Como escolher o que vender pela internet?

Essa é, talvez, a pergunta mais valiosa que pode ser respondida a um empreendedor que deseja começar a vender online. Afinal, o que vender? Bem, apesar de ser uma dúvida comum, ela não oferece uma resposta exata. Do contrário, há a possibilidade de induzir o empreendedor ao erro, o que vai gerar frustração e, eventualmente, prejuízo. O ponto em questão aqui é: cada pessoa pode vender um tipo de produto diferente e, acredite, ele tem potencial de gerar boas vendas. Tudo depende do quanto do mercado você conhece, sua expertise com o segmento e capacidade de se manter firme diante das dificuldades. Se você gosta do que faz, saberá sobreviver em meio aos desafios. Vamos propor o seguinte: faremos algumas perguntas a seguir e, de acordo com a sua resposta, considerando também a explicação sobre cada uma, você reflete sobre o que poderia vender. Confira!

Você tem paixão?

Antes de saber como vender pela internet você deve pensar em alguma coisa que goste. Sobre qual assunto você pode falar o dia todo e não se cansar? O que você gostaria de aprender? O que faz, realmente, o seu coração cantar? Faça uma lista com tudo o que pensar e lembre-se de que gostar do trabalho é fundamental. Não há nada mais frustrante na vida do que trabalharmos muito e não sentirmos prazer com aquilo que desempenhamos.

Qual a sua habilidade?

Agora que você já fez a lista, coloque uma nota de 1 a 4 ao lado de cada um dos itens. Leve em consideração que nota 1 é baixa habilidade e nota 4 é alta habilidade. Tenha em mente que para vender produtos relacionados a futebol, por exemplo, você não precisa saber jogar, mas precisa saber como o mundo do futebol funciona. Por isso, avalie o quanto você tem interesse na área e o quanto está disposto a buscar conhecimento sobre ela. Afinal, trabalhar com vendas pela internet exige atualização constante sobre o segmento que você escolher.

Qual a chance de ganhar dinheiro nesse mercado?

Agora é a hora de avaliar a possibilidade de retorno financeiro em cada um dos itens da sua lista. Para isso, coloque uma nota de 1 a 4 levando em consideração que 1 é baixo volume de dinheiro e 4 é alto volume de dinheiro. Não se esqueça que quanto mais possibilidade de dinheiro um mercado oferecer, maior será a concorrência. Por isso, é importante escolher um mercado de nicho, onde a concorrência é menor. A internet não tem barreiras geográficas e, por isso, mesmo um nicho muito específico pode representar um grande número de consumidores.

Quais são os melhores produtos para vender na internet?

Nada impede que você foque suas atividades em mais de um tipo de produto, contudo, é válido lembrar que se especializar em um nicho ajuda você a concentrar seus esforços e encontrar as melhores estratégias para atrair o público certo. Por isso, ao diversificar seu catálogo, é interessante pensar em itens que tenham alguma relação entre si.


Dito isso, vamos listar as melhores opções para você incluir em suas atividades digitais. Continue lendo!

Moda e Acessórios

O mercado da moda está sempre em alta e abrange uma vasta seleção de produtos que você pode incluir em sua cartela. Peças de roupa, calçados, joias e acessórios são constantemente buscados por usuários da internet, que vêm se acostumando com a ideia de realizar essas compras de modo virtual, em vez de presencial.


O sucesso neste nicho, é claro, depende da sua habilidade em seguir tendências e na oferta de produtos com algum diferencial dentro de um mercado tão competitivo. Esse diferencial pode ter a ver com a qualidade, mas não precisa se restringir a isso. Variedade, velocidade de entrega e até o preço influenciam na decisão dos consumidores.

Casa e Decoração

Vivemos em uma realidade que faz com que as pessoas passem cada vez mais tempo em casa, principalmente por conta do aumento de atividades de home-office. O que isso gera nas pessoas? Entre outras coisas, a necessidade de criar ambientes realmente agradáveis, investindo em produtos de casa e decoração.


Aqui, você pode dividir seus produtos em duas categorias, pelo menos: decoração externa e interna. Muitos compradores buscam itens de decoração para jardins e varandas, enquanto outros querem decorar o interior de suas residências. Você pode focar em apenas um ou simplesmente criar um negócio mais abrangente.


Assim como no mercado da moda, a decoração costuma flutuar de acordo com tendências. Por isso, se decidir investir nesse nicho, preste atenção nos tipos de produto que estão em alta e evite itens que apresentam queda de popularidade.

Cosméticos e Perfumaria

Essa é uma categoria que, muitas vezes, anda lado a lado com o mundo da moda. Vender produtos de cosméticos e perfumaria significa acessar um público bastante específico, que pode ser segmentado de diversas formas. Você pode focar em produtos masculinos, femininos, infantis ou mesmo em linhas que atendam todas as categorias.


A variedade de itens incluídas nessa categoria também é grande. Além, é claro, dos perfumes, estamos falando de cremes, shampoos, desodorantes, condicionadores e diversos outros produtos de cuidado pessoal.

Alimentos

Os alimentos fazem parte da rara categoria de produtos que nunca deixam de ser uma necessidade. Isso significa que a demanda por esse tipo de mercadoria nunca vai diminuir, embora a concorrência também possa ser significativa.


Contudo, vale uma ressalva: vender alimentos envolve cuidados especiais, já que exige o cumprimento de normas sanitárias e o acesso a uma infraestrutura capaz de realizar entregas rápidas, evitando desperdícios.


Um dos exemplos mais comuns de vendas de alimentos na internet são bolos, doces e salgadinhos, muito requisitados para os diversos modos de comemorações e confraternizações.

Petshop

Em 2020, o mercado voltado para animais de estimação cresceu cerca de 13% no Brasil. Com R$ 40,1 bilhões de faturamento, o país figura entre os três maiores mercados do mundo nessa categoria, atrás apenas da China e dos Estados Unidos. Isso signfica uma demanda enorme, que não apresenta sinais de desaceleração.


O petshop envolve uma série de produtos diferentes. Você pode vender produtos de higiene para pet, alimentos, acessórios e muito mais. Outra opção é focar em algo específico e buscar criar um diferencial para sua marca. Roupinhas personalizadas e petiscos com sabores variados são exemplos interessantes.

Festas e Eventos

Todo mundo ama participar de festas com lindas decorações e, por isso, esse é outro nicho que você pode explorar na internet. Artigos para festas e outros eventos, contudo, vão além da parte decorativa. Embalagens, papéis de presente, brindes e até fantasias se encaixam nesse mercado. Nesse contexto, é importante diferenciar o caráter de cada acontecimento.


Por exemplo, é possível focar em festas de debutantes, o que exige produtos mais rebuscados e visualmente consistentes. Festas infantis, por outro lado, demanda itens coloridos e, de certo modo, divertidos. Já eventos corporativos, naturalmente, são compostos por produtos mais sóbrios, que exalem praticidade e seriedade.

Automotivo

O mercado automotivo é outro marcado por um público bastante segmentado. Quem busca por artigos dessa categoria é geralmente apaixonado por cuidar do próprio carro, o que cria uma procura por peças confiáveis e de qualidade. Caso decida investir nesse setor, é importante compreender as diferentes peças que constituem um automóvel.

Eletrônicos e importados

Toda vez que um novo smartphone é lançado, a procura é imediata. Se a sua loja conseguir oferecer ao público algo que ainda não é muito acessível no Brasil, vai se destacar rapidamente e ganhar a confiança dos consumidores.


Trabalhar com eletrônicos e importados envolve uma vasta gama de produtos, desde pequenos, como smartphones, até smart tvs com telas enormes. Trata-se de um nicho com alto potencial de faturamento, já que lida com itens de alto valor. Por isso mesmo, é importante transmitir confiança ao público, garantindo qualidade e inovação.

Brindes

Citamos brindes quando falamos de festas e eventos, mas eles não estão restritos a esse meio. Empresas de todos os tipos oferecem pequenos mimos aos seus consumidores, que podem variar desde canetas personalizadas até caixas contendo itens de diversos tipos. É um setor que está sempre em alta, mas que conta com alta concorrência.


O segredo é buscar um diferencial, que pode muito bem ser encontrado no oferecimento de variedade e de produtos inovadores. Afinal, muitos brindes já são tão comuns que não causam o efeito desejado em quem os recebe.


Por isso, se você encontrar formas de oferecer produtos que não são mais do mesmo, vai se destacar rapidamente. Aqui, o valor da personalização é inestimável.

Tecidos

A venda de tecidos é geralmente voltada para empresas especializadas em confeccionar outros produtos, servindo como matéria prima essencial. Nesse ramo, qualidade e variedade são fatores essenciais. É importante deixar clara a procedência do tecido e detalhar suas características, facilitando a decisão do público.


Para organizar sua loja virtual, você pode separar seus tecidos de acordo com cores, tipo de material e até com o tipo de confecção para o qual ele é geralmente direcionado. Dessa forma, você ajuda a experiência do consumidor e aumenta seu grau de satisfação.

Esporte e Lazer

A busca por estilos de vida saudáveis torna produtos de esporte e lazer cada vez mais relevantes. Hoje, especialmente por conta da vida corrida contemporânea, as pessoas tentam encontrar itens que as auxiliem em seus momentos de lazer, seja na prática de esportes, seja nos períodos de descanso.


E o melhor de tudo é que, nesse ramo, a variedade é inesgotável. Além da infinita diversidade de esportes que você pode envolver em suas vendas, os consumidores estão sempre buscando por novas formas de aproveitar seus momentos livres, abrindo espaço para o surgimento constante de novidades.

Telefonia e Celulares

Vender artigos de telefonia e celulares pode garantir um público recorrente, afinal, a vida útil desses produtos não é conhecida por sua longevidade. As pessoas estão sempre trocando de aparelhos para adquirir os equipamentos mais avançados. Oferecer as mercadorias mais relevantes do mercado é garantia de sucesso nas vendas digitais.

Instrumentos Musicais

Os instrumentos musicais fazem parte de um nicho bem específico e seus consumidores são geralmente exigentes em relação à qualidade e durabilidade. Porém, se você conseguir se inserir com sucesso nesse mercado, notará que se trata de um negócio com boas taxas de retorno.

A venda de instrumentos musicais podem ser destinadas a artistas, que costumam comprar unidades, ou a cursos e escolas de música, que buscam por materiais para suprir seus estudantes.

Quais são as fases de uma venda pela internet?

Conhecer a estrutura de vendas que acontece na internet ajuda você a otimizá-la no seu negócio. O marketing e o trabalho de relacionamento com o cliente são de grande ajuda para conseguir bons resultados nesse sentido. Assim, é possível reduzir os pontos de contato na jornada e chegar à venda mais rapidamente.


A seguir, saiba quais são essas fases de venda e como elas funcionam no e-commerce.

Atração de visitantes

Tudo começa pelo processo de inbound, ou seja, de atração de consumidores. Essa é uma forma estratégica de garantir que mais pessoas saibam da existência do seu negócio. Assim, você as atrai de maneira orgânica e natural, graças ao SEO.


Uma vez atraídos, esses visitantes precisam encontrar conteúdos que realmente façam com que eles se interessem. Esse é o papel do marketing de conteúdo, que atrai e educa. A partir daí, as próximas etapas fluem mais naturalmente.

Conversão de visitas em vendas online

Depois do processo de educação do consumidor, certamente ele estará pronto para gerar conversões, entre elas, comprar. Por isso, é necessário estruturar um funil que tenha pontos de contato eficazes. Isso fará com que o consumidor avance gradativamente.


Quando essa pessoa chega ao fundo do funil, uma oferta é feita a ela. Graças a todo o processo prévio de preparação, esse lead chega qualificado, ou seja, pronto para comprar. Isso acontece e a empresa consegue aumentar sua margem de lucro.

Fidelização de clientes no pós-vendas

Tão importante quanto lucrar é manter um faturamento constante e sólido. Assim, torna- se mais fácil continuar com um trabalho qualificado no relacionamento. Portanto, depois da venda, o momento é de atuar em prol da fidelização do público.


O pós-venda é o que vai garantir que esse cliente não termine a relação com sua marca depois de comprar. Por isso, sua empresa deve enviar e-mails perguntando o que ele achou da compra e se colocando à disposição para qualquer problema. Isso vai fidelizar!

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